Quem tem intolerância à lactose não produz a enzima lactase em quantidade suficiente. Esta é a enzima responsável pela digestão do açúcar do leite, a lactose.
Quando a lactose não é absorvida direito, uma série de reações acaba distentendo os intestinos e causando desconforto, gases, diarreia...
Na infância pode muitas vezes afetar a estatura e peso da crianças, devido às constantes diarreias.
É raro um bebê apresentar intolerância à lactose. Esta costuma aparecer na adolescência ou vida adulta.
Porém meu pequeno Eric faz parte da exceção, e nasceu intolerante à lactose. Demoramos mais de 1 ano para descobrir a causa de tanto desconforto, tantos gases e tanta diarreia, mas por fim, encontramos nossa amada Dra. Renata Leal, que nos encaminhou para a realização de um teste genético, que constatou que o Eric não produz a lactase. Nem um pouquinho sequer. O que significa que ao irmos a um restaurante, se o arroz foi preparado com manteiga, o Eric já desencadeia os sintomas.
Com isso precisamos aprender a conviver com a intolerância à lactose durante a infância, e a encontrar os substitutos sempre que possível. Afinal, durante a infância são muitas as tentações, desde danoninho, rosquinha de polvilho, bolachas, bolo, brigadeiro, até no salame vai leite!
Daí surgiu a ideia do blog, para ajudar outros pais a encontrarem produtos sem lactose, e por que não, adultos que precisam conviver com isto =)